Projeto: Entre Gestos.
Criar espaços de encontro entre os surdos é fundamental para o desenvolvimento da língua, cultura e da identidade surda. Como os alunos surdos do agrupamento estão dispersos por várias turmas, de acordo com o ano de escolaridade e aquisições académicas, considera-se fundamental criar espaços que proporcionem contacto e partilha de experiências entre todos.
Com este projeto pretende-se que, através da arte os alunos possam adquirir valiosas aprendizagens, trabalhar a auto confiança e auto estima, explorar dinâmicas e competências. Tudo isto terá um reflexo positivo no sucesso educativo do aluno. Estaremos a olhá-lo no seu todo, respeitando a sua singularidade, promovendo a autonomia, o pensamento crítico e criativo, metas contempladas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Pretende-se uma parceria com o serviço educativo do Museu do Douro, com partilha de experiências entre intervenientes que permita aos alunos exprimir e vivenciar sentimentos, emoções e sensações com recurso às áreas de expressão (expressão corporal, dramática e musical), proporcionando experiências fundamentais, para o seu desenvolvimento, com técnicas e métodos específicos de acordo com a sua problemática. Estaremos a capacitar os alunos com ferramentas indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena, ativa e criativa na sociedade da informação e do conhecimento em que estamos inseridos. Tratando-se de um projeto desenvolvido em trabalho colaborativo entre docentes e técnicos da área da surdez e das áreas de expressões, envolverá uma vertente de intervenção direta com os alunos e outra de reflexão partilhada. As oficinas decorrerão no Museu do Douro, como espaço privilegiado de arte e cultura.
Objetivos:
• Criar espaços de convívio a partilha entre pares surdos;
• Desenvolver a identidade surda;
• Promover a autoconfiança e autoestima;
• Estimular a imaginação e a criatividade;
• Promover a expressão artística;
• Alargar os horizontes culturais e artístico;
• Desenvolver a capacidade de comunicação e de utilização de diferentes meios de expressão (corporal, gestual, etc.);
• Desenvolver competências nas áreas implícitas;
• Permitir o contacto com novas realidades e novas culturas;
• Desenvolver atitudes positivas face às particularidades culturais da comunidade surda e da sua língua natural;
• Promover a equidade no acesso à cultura;
• Estabelecer parcerias com entidades pertencentes à comunidade envolvente.