Atividade desenvolvida no ano letivo 2018/2019.
No dia 15 de novembro assinalou-se, mais uma vez, o
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. Como já é habitual, o nosso agrupamento celebrou efusivamente este dia. Este ano promovemos um encontro entre escolas EREBAS que consistiu na partilha de experiências, conhecimentos e trabalhos bilingues, assim como em momentos de confraternização e convívio.
Estiveram presentes o agrupamento de Escolas Grão Vasco e a Escola Secundária Alves Martins de Viseu; a Escola Básica Afonso Paiva de Castelo Branco e o agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo de Penafiel.
Os alunos surdos, professores e técnicos das diferentes escolas foram encaminhados até ao local da exposição que nós tínhamos preparado. Nesta exposição os visitantes puderam ver os diversos trabalhos elaborados pelos alunos, dos quais destacamos: cartazes alusivos ao dia, friso com a história do dia nacional da LGP, desenhos relacionados com a língua e cultura surda entre outros. De seguida, fomos até ao auditório onde cada escola pode fazer uma breve apresentação da sua equipa e mostrar alguns do trabalhos que têm desenvolvido. Seguiu-se o almoço, momento de maior descontração e tempo para fazer novas amizades. De tarde decorreram duas atividades em simultâneo. Para os alunos do pré-escolar até ao 8ºano preparámos jogos lúdico-pedagógicos como, o jogo das latas em LGP, o telefone surdo, o jogo dos sacos e o trilho da LGP. Os alunos surdos como os alunos ouvintes das turmas em que estão integrados os nossos alunos surdos divertiram-se imenso e estiveram sempre muito atentos e recetivos à aprendizagem da LGP. Os alunos surdos do 9ºano até ao 12ºano tiveram a oportunidade de assistirem a uma palestra promovida pela Divisão Juvenil da Associação de Surdos do Porto. As jovens surdas que estiveram presentes deram a conhecer esta divisão e desmistificaram algumas ideias erradas sobre os surdos e a Língua Gestual. Os alunos presentes foram bastante participativos e pertinentes nas questões que colocaram.
Pelas expressões e sorrisos, pensamos que todos foram embora satisfeitos e felizes. Estamos orgulhosos por contribuir para uma escola e sociedade cada vez mais informada e inclusiva!