No âmbito da disciplina de Língua Gestual Portuguesa, e de acordo com a temática “Semana Surda” e “História Nacional e Internacional Conquistas e Manifestações” do programa curricular da disciplina, os alunos dos 8, 9º e 12º anos, da Escola Secundária João de Araújo Correia, realizaram os vídeos que a seguir apresentamos. Estes têm como objetivo informar os espectadores acerca das mais importantes datas do mês de setembro para a comunidade Surda. Pretendemos assim, relembrar e divulgar estas datas tão importantes para a História dos Surdos.
No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino da Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior de Educação de Coimbra, a estagiária Catarina Campos desenvolveu o trabalho acima apresentado, acerca da história de vida de Jean Massieu.
De acordo com o programa curricular da disciplina de LGP, no 7º e 8ºano é abordada a sequência de eventos históricos que definem o passado e o presente da Comunidade Surda, percebendo a diversidade das pessoas Surdas.
De forma a abordar melhor esta temática foram elaborados dois filmes curtos bilingues alusivos ao 200º aniversário da vinda de Per Aron Borg, primeiro professor de Surdos, a Portugal e, também, a fundação do primeiro Instituto de “Surdos-Mudos”, em Lisboa, em 1823. Com estes vídeos, os alunos tiveram a oportunidade de participar no concurso de Surdos Infanto - Juvenis CSI 7, um concurso de artes para alunos Surdos. Nesta participação os alunos venceram o 1º prémio, na categoria “Curta-Metragem” do 3º Ciclo, realizado no dia 28 de abril de 2023, na Associação Portuguesa de Surdos, organizado pelo Festival Nacional de Arte Surda.
Apresentamos mais um trabalho bilingue, este sobre o 25 de Abril de 1974 elaborado pelos alunos Hugo Coutinho do 10ºano e Marcelo Coutinho 7ºano. O tema foi trabalhado nas aulas de LGP com o objetivo dos alunos adquirirem vocabulário e desenvolverem a estrutura da LGP.
“O Reconhecimento da LGP”, entrevista elaborada por Hugo e Marcelo Coutinho no âmbito das atividades desenvolvidas na semana da LGP . Este trabalho teve como objetivo consolidar os conteúdos abordados na aula de LGP, nomeadamente, a estrutura da frase interrogativa.